Um tratamento “camaleónico”…

Hoje, minhas queridas, vou falar de um fantástico produto para “renovar” a pele. Perguntam-me como? Muito fácil. O tónico à base de ácido glicólico Glycolic Acid Toner (de 2%) da Mario Badescu foi escolhido por mim de propósito nesta época de inverno por uma razão muito simples: o ácido glicólico requer muita protecção solar e o mínimo de exposição solar.

Cientificamente o ácido glicolico é: incolor, inodoro e higroscópico sólido cristalino e altamente solúvel em água. É utilizado em muitos produtos para a pele. O ácido glicólico é encontrado em algumas plantas açucareiras. Devido ao seu excelente poder de penetração na pele, o ácido glicólico tem várias aplicações em produtos para a pele, normalmente usado como peeling químico por dermatologistas em concentrações de 30% a 80% ou em kits domésticos, com concentrações inferiores de 2% a 12%. Além da concentração, o pH é importante na determinação de sua potência em solução. O pH de uma solução de ácido glicólico em um peeling médico pode ser de até 0,6, forte o suficiente para queratolizar a epiderme, enquanto os peelings caseiros têm pHs tão altos quanto 2,510. É utilizado para melhorar a aparência e textura da pele. Pode reduzir rugas, cicatrizes de acne, hiperpigmentação e melhorar outras várias condiçoes da pele, como hiperqueratose, queratose actínica e queratose seborréica. Uma vez aplicado, o ácido glicólico reage com a camada superior da epiderme, enfraquecendo as proprieades de adesão dos lipídios que mantém as células mortas da pele aderidas. Isto permite que o estrato córneo seja exfoliado, revelando a pele subjacente.

Como já sabem, alguns produtos da marca americana Mario Badescu que já testei, são bastante bons no que diz respeito à eficácia na limpeza da pele. Mas este tónico tem uma função muito especial: remover as células mortas, renovar a derme, facilitar a penetração dos produtos aplicados a seguir, finalizar a limpeza da pele e combater a oleosidade excessiva, além de clarear as manchas de acne e manchas solares. A marca recomenda usar este tónico 2 vezes por dia, após limparem a pele com um desmaquilhante. Mas… cuidado se tiverem a pele seca ou excessivamente sensível: podem secá-la demais e depois a escamação nunca mais acaba!🙂

Pessoalmente não arrisquei usá-lo de manhã, até porque uma aplicação à noite parece-me ser suficiente. Nos primeiros dias depois de passar suavemente um disco de algodão embebido nesta poção mágica, senti umas picadas na pele e um certo desconforto. Mas este desaparece rapidamente tal como o vermelhidão, deixando a pele mais tonificada, limpa e com poros menos visíveis. Obrigatoriamente de seguida devem usar um BOM hidratante. Para hidratar e alimentar a pele à noite, eu uso o Balm Balm tea tree e acho que este é suficiente para não deixar a minha pele ressequida.

Depois de 2 semanas de uso consecutivo, tenho notado que a pele está a ficar com uma cor mais homogénea e mais saudável, além de deixar de ter pontos negros e estar mais luminosa. Por outras palavras, estou a gostar. Apesar de ter um ácido natural na sua composição, este é bem tolerado e sendo usado de acordo com as recomendações, só vai trazer  vantagens.

A embalagem de 236 ml custa 22,00€ no beautybay e pelas minhas contas deverá durar 6 a 7 meses. Aprovado!

2 thoughts on “Um tratamento “camaleónico”…

Os comentários estão fechados.