Uma máscara caseira para uma pele luminosa.Testada e aprovada…

Hoje, minha queridas, vou partilhar convosco uma receita que descobri por acaso e alterei um pouco à minha maneira. Depois de ter feito esta “maravilha” pela quarta vez ontem à noite, não vou deixar de fazê-la assim tão facilmente, pois estou a ficar viciada com os seus brilhantes resultados. Talvez muitas de vocês já tenham experimentado algo parecido, pois os ingredientes são muito fáceis de encontrar na despensa, mas aqui vai a minha versão:

1 colher de sopa de mel (de preferência caseiro ou o menos processado possível, para preservar os seus benefícios);

1 colher de café de leite natural ou frio;

1 colher de chá de óleo argan (na ausência do mesmo ou para variar já fiz também com o óleo de linhaça e o azeite extra virgem);

1 colher de chá de farelo de aveia ou o conteúdo de uma saqueta de chá de camomila.

A camomila nesta máscara também ajuda esfoliar a pele, não a irritando, por isso fica ao vosso critério que ingrediente devem adicionar. O farelo de aveia pode ser comprado em qualquer supermercado, mas eu fiz em casa, moendo os flocos de aveia, e deixando ainda alguma “reserva” para uma futura máscara.

Depois de misturar bem todos os ingredientes (para quem tiver alguma dificuldade com o mel mais espesso, podem colocar o recipiente em plástico ou o vidro da máscara em banho-maria para derretê-lo, mas não ponham em água a ferver pois o mel perde os seus benefícios com líquidos muito quentes).

Esta máscara poderá ser aplicada as vezes que quiserem na pele completamente limpa por 10-15 min, evitando o contorno ocular. Os benefícios que notei desde a primeira aplicação na minha pele mista e sensível, com algumas borbulinhas aqui e alí, foram os seguintes:

– A pele mais confortável, hidratada e de poros reduzidos;

– Uma luminosidade instantânea;

– Algumas marcas pequenas pós-acne vermelhas estão mais atenuadas e reduzidas;

– Na primeira aplicação senti um ligeiro choque térmico devido à presença do mel, que fez com que sentisse as camadas mais profundas da pele “em acção”. O mel permite uma limpeza mais profunda e tenho notado os poros menos obstruídos depois de retirar esta máscara.

No que diz respeito às propriedades dos ingredientes escolhidos, o mel é das melhores coisas a ser aplicado na pele (cuidado com as alergias quem for propício às mesmas). As suas propriedades anti-bacterianas permitem travar qualquer inflamação interior, além de fornecer inúmeras vitaminas e minerais à pele.

O leite tem uma acção apaziguadora. Além disso o ácido láctico tem uma função de branqueador suave de pele.

Um óleo adicionado à máscara torna-a ainda mais rica e com propriedades regeneradoras.

O farelo de aveia além de engrossar a máscara também acrescenta as suas propriedades calmantes à mesma, além de vitaminas de grupo B nele presentes.

O que é que vos parece? Fico a aguardar os vossos feedbacks e eventuais sugestões.

5 thoughts on “Uma máscara caseira para uma pele luminosa.Testada e aprovada…

  1. Pingback: A minha iniciação no mundo de cosmética orgânica… | FashionWoMania

Os comentários estão fechados.