As tendências nos acessórios e na maquilhagem para primavera/verão 2013…

Depois de “estudar” imensas revistas de moda e beleza, para além de pesquisar inúmeros desfiles SS-2013 de variadíssimos designers internacionais, fiquei com umas ideias mais ou menos claras sobre o que vamos usar (e abusar)  já nos próximos meses.  Mesmo se ainda estão a procura de uns bons “investimentos” para o nosso roupeiro nos saldos ainda a decorrer (nem que fiquem para o próximo inverno), entretanto podem ir “marcando” as suas must-have nas novas colecções que as lojas tentam propor a toda a força, ou até reciclar algumas peças de anos anteriores para serem “exploradas” de novo…

Vamos começar então pela maquilhagem. Com a chegada da primavera todos nós temos a tendência de nos livrar das roupas quentes e pesadas, tornando o nosso look o mais leve e fresco possível. O mesmo acontece com a maquilhagem… Depois dos smoky-eyes em tons escuros  (que eu adoro, diga-se de passagem) nas saídas de inverno, os maquilhadores profissionais propõem umas cores mais frescas, desde o rosa até o verde/azul escuro nas sombras para a primavera e, atenção, nada de cinza ou preto!

Antoni & Alison

Michael Kors

Christian Dior

Donna Karan

Para as que não querem adoptar um look tão arrojado e corajoso (principalmente com as sombras em toda a zona da pálpebra e não só na zona de pálpebra móvel, como estamos habituadas a aplicar) ou para os dias de trabalho, pode-se optar pela maquilhagem nude, dando ênfase à boca com um batom encarnado (ainda bem que estes continuam na moda!).

Marni/Prada

Uma outra tendência indispensável são os óculos de sol exuberantes. Na próxima estação os mesmos quanto mais extravagantes forem, melhor. O seu formato até não é o mais importante, nem a cor, pois estes usam-se quadrados, redondos, rectangulares, de armação transparente, branca etc. O mais importante é fugir dos modelos clássicos e demonstrar a sua individualidade…

Continuando nas tendências para SS2013, vamos falar agora nos acessórios, que se tornaram indispensáveis para um look completo e trendy. Depois de lojas de mass-market se encherem dos tão populares colares de vários cores e feitios no passado outono e no inverno actual, a primavera, parece-me, dispensou este “fenómeno” de vendas.

Os novos looks propõem-se mais minimalistas e praticamente sem acessórios. Ao analisar várias propostas de casas da moda, reparei que só a Chanel é que incluiu os colares e as pulseiras XXL na sua futura colecção. Realmente, as pérolas não passam de moda…

Chanel, Весна-лето 2013, Ready-To-Wear, фотография 491289

Chanel

No que diz respeito às carteiras, estas não mudam assim tão substancialmente. Para as apreciadoras de sacos XXL a Prada reinventou este modelo, tornando-o ainda mais primaveril com as suas aplicações florais.

As carteiras de mão rígidas (fazem-me lembrar as malas da nossas avós, como esta da Louis Vuitton) continuam ser um must-have.

Um outro conceito de mala muito popular ultimamente, e do qual já falei anteriormente, o day-bag, vai continuar na moda, logo podem pensar em adquirir pelo menos um modelo destes, como o da Marni.

PS: Muito em breve não percam a continuação das minhas observações e sugestões sobre as novas tendências de 2013 (desta vez será sobre vestuário e calçado)…