Comidinhas e ambientes no Algarve…

Hoje vou falar-vos de questões alimentares…

Não, não pensem que vos vou bombardear com dietas e coisas similares… por enquanto! He, he, he!!!

Vou falar-vos de comidinhas e ambientes que podemos encontrar no Algarve. Sim, porque no Algarve também se come muito bem!

Não quero fazer de todo um roteiro de todos os magníficos restaurantes existentes no Algarve, mas sim daqueles que mais gosto e que são, do meu ponto de vista, os mais in e os mais cool e com os quais mais me identifico.

 CasaVostra – Almancil

www.pizzeriacasavostra.com

Um conceito giríssimo dois em um, de restaurante e loja de design. Em parceria com a Al4Quatro, num espaço depurado e contemporâneo, tem um ambiente cosmopolita e ao mesmo tempo informal. Aqui encontramos frequentemente toda a sociedade do Algarve e não só…

A ementa é variada. Como entrada sugiro os rotoli ou a salada caprese, nas pizzas as tradicionais tartufo ou a rústica, nas pastas o fabuloso “tortelloni nero”, podem optar pelo bife suculento “casavostra” ou os mini hamburginis e também o bacalhau gratinado que é um mimo. Para terminar o “pannacotta” ou o “tiramissu” que são uma delícia. Para acompanhar todos os fantásticos pratos, podemos deliciar-nos com os vinhos da casa que são mesmo muito bons e a preços bem convidativos, bem como o chá frio caseiro que é realmente… uma delícia.

Convêm sempre reservar, a não ser que queira esperar… horas. Os valores a pagar por uma excelente refeição são uma agradável surpresa.

Tel.: +351 289 397 565

Tucano’s – Quinta do Lago

www.restaurante-tucanos.com

Inserido no sofisticado Resort da Encosta do Lago, rodeado de palmeiras, é quase luxuriante aqui jantar. Tem um ambiente informal, discreto mas ao mesmo tempo requintado e glamouroso. O serviço é de muito bom nível, a qualidade dos pratos excelente e uma carta de vinhos a condizer.

Destaco como entradas, o fois gras salteado ou o queijo de cabra gratinado. Para pratos principais sugiro todo o tipo de peixe fresco grelhado, o rossini e o caril de gambas. No verão deliciem-se com um jantar romântico ou com um grupo de amigos junto da piscina e terá uma noite inesquecível

Os preços não são nada transcendentes e pelo prestígio e qualidade são, a meu ver, ajustados.

Tel.: +351 289 359 665

Paixa – Vale de Lobo

www.paixarestaurante.com

Numa vivenda transformada em pleno resort de Vale de Lobo encontramos o que de mais tradicional a cozinha portuguesa e algarvia pode oferecer. Num ambiente requintado, sofisticado num mixto de  luxo discreto e confortável, o conceito é diferente e giríssmo. O serviço acompanha tudo o resto. Podemos deliciar-nos com uma grande variedade de petiscos que são de degustar, comer e chorar por mais…

Destaco as pataniscas de bacalhau, o atum às postas em refugado, o carpacio de bresaolo, o xerém com berbigão e gambas, a morcela saloia e os carapaus alimados.

É um restaurante de eleição. Quem por lá passa não esquece… A garrafeira é uma perdição e por isso cuidado…

O valor da factura a pagar, embora em conta, poderá subir consoante o que se come e o que se bebe…

Tel.: +351 289 394 699

Sushi Yama – Almancil 

www.sushiyama.pt

Se é apreciador(a) de boa comida japonesa este é o tal… O sushiman Gerson é fantástico e super simpático, bem como toda a sua equipa. O restaurante tem uma decoração tradicional de um qualquer restaurante japonês, com um ambiente normalíssimo, sendo o serviço de bom nível e uma apresentação cuidada. Destaco os uramaki de salmão, os califórnia skin, o gersinho, os okonomi sushi jô, bem como o teppanyaki e as tempuras.

Os preços são muito em conta, mas o que nos leva mesmo lá, é a qualidade e o sabor do sashimi e sushi.

Tel.: +351 289 351 517

Gourmet & Parrilla Natural – Almancil

www.gourmetnaturalrestaurante.com

Para apreciadores dos prazeres da boa carne. Ambiente sofisticado, amplo, sedutor e no exterior pátios e jardins tropicais….. As especialidades da casa são todo o tipo de carnes grelhadas, embora as entradas condicionem o estômago para mais altos voos. Como entrada apreciem as empanadas de carne ou os “camarones a la peruana” . Depois deliciem-se com um chateaubriand, um bifeancho ou uma tapa de cuadril. Bem, depois…. só mesmo indo lá…. Fazem umas caipirinhas de maracuja fantásticas e possuem uma boa garrafeira e variedade.

Não é muito em conta, mas é realmente muito bom…

Tel.: +351 289 350 040

Mayflower – Marina de Vilamoura

www.rest-mayflower.com

Situado em plena Marina de Vilamoura é um restaurante de comida variada e cosmopolita. Em pleno verão para arranjar mesa (quer no interior quer no exterior) só mesmo com marcação e por vezes pode haver uma ligeira demora no atendimento. A confecção dos pratos é elaborada e de muita qualidade.

As vieiras na chapa como entrada são uma excelente opção. Depois delicie-se com o caril de gambas ou o caril tailandês, bem com os medalhões de tamboril com gambas e os filetes de robalo. Se for para a carne, prove o tornedó grelhado à chefe com molho-surpresa ou os medalhões de lombo de novilho com cogumelos. Uma curiosidade, sendo um restaurante cosmopolita, possui uma extensa lista de menus em várias línguas, incluindo o russo. Tem uma garrafeira variada, as sangrias são fantásticas e a de champagne é belíssima.

Preços médios face à qualidade que nos é oferecida.

Tel.: +351 289 314 690

Akvavit – Marina de Vilamoura

www.restaurante-akvavit.com

Voltado para a Marina de Vilamoura tem um serviço de grande qualidade. À noite o ambiente é mais intimista e sofisticado qb. O peixe e marisco são fresquíssimos. Sugiro de entrada as saladas e as especialidades suecas… Depois sugiro um folhado de linguado e um pernil de borrego braseado.

Possui uma garrafeira variada e a sangria também é muito boa… Em noites agradáveis, jantar no deck, é o local ideal para saborear uma bela refeição.

O serviço é de qualidade e os preços são a condizer.

Tel.: +351 289380712

Evaristo – Galé

www.evaristo.pt

Em plena praia do Evaristo (Albufeira), o restaurante com o mesmo nome é dos restaurantes de verão mais in do Algarve. Não tem ementa. À entrada o peixe e marisco que são sempre fresquíssimos é escolhido a peso. As sangrias de champagne são divinais e passar o almoço a desfrutar da vista para a praia é um regalo para a saúde e para a mente. Ao jantar o ambiente é mais requintado e intimista. É muito bem frequentado. Não é barato mas pela comida, serviço e ambiente justifica os euros que lá deixamos… Convém fazer reserva, senão ai, ai, têm muito que esperar…

Tel.: +351 289 591 666

Villa Joya – Praia da Galé

www.vilajoya.com

“The last but probably the best” não só pelas duas estrelas Michelin que possui…. Este é dos tais restaurantes que só passando pela experiência, degustando tudo o que o chef Dieter Koschinas nos pode “oferecer” se pode perceber do porquê de constar entre os 100 melhores restaurantes do mundo. O chef aposta em iguarias da região, num misto de nouvelle cuisine com um toque de inspiração na gastronomia tradicional algarvia.

É caro, sofisticado e tem uma atmosfera diferente que nos recorda um pequeno palácio.

É uma experiência única e todos deviam lá ir uma vez na vida…

Tel.: +351 289 591 795

Espero que apreciem as minhas sugestões e não se preocupem com a linha….